Na tentativa de reduzir o número de acidentes de uma rodovia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, moradores instalaram um radar falso. De acordo com testemunhas, o equipamento feito a partir de uma caixa de luz, funcionou e fez com que os motoristas respeitassem o limite de velocidade no trecho, que é de 60 km/h.
"Foi uma atitude louvável de quem fez isso. Eu sou testemunha. No dia em que foi "instalado" evitou uma série de confusões", relata o morador Cândido José.
Para o comerciante Jorge Roberto Camargo, o melhor para garantir a segurança no local seria a instalação de uma lombada eletrônica. "Nós queremos que as autoridades tomem consciência e que isso é um dever deles. Eles que têm que investir e fazer as coisas aqui", reclama.
Em nota, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), responsável pela rodovia, informou que havia um radar verdadeiro no local, mas que foi roubado. O órgão afirmou ainda que não há possibilidade de instalação de lombadas e que já foi solicitado um pedido de instalação de radar para substituir o extraviado.