Os moradores do Residencial Mário Covas estão assustados com a onda de violência no local. Eles são vítimas de assaltos diariamente, a qualquer hora do dia ou da noite. Para chamar a atenção para a necessidade da paz na região, a direção da Escola Municipal H. Dobal realizou a quarta edição da sua Caminhada pela Paz.
Elisângela Leão de Sousa, que tem um filho estudando na escola, conta que fez questão de participar do evento, para pedir paz para o residencial. “Esta é a primeira vez que participo e acho uma ação muito boa. A nossa região está muito perigosa e precisa de iniciativas como essas. Nós estamos sendo assaltadas em qualquer lugar, no meio da rua, dentro de casa, a qualquer hora do dia”, relatou.
Já Maria do Nascimento, que também mora no residencial e participou da caminhada, reclama da falta de policiamento na região. “Eles passam pelo residencial, mas não param. Não realizam uma única Blitz, não para uma única motocicleta e os bandidos ficam passeando entre nós. Nós não podemos nem sair na porta de casa que somos assaltados e a noite, eles entram nas nossas casas e roubam tudo”, reclamou.
O professor da escola, Raimundo Xavier, afirma que a caminhada, além de pregar a paz na comunidade, também faz isso dentro da escola. “Nós já vemos nossos alunos condenando atos de violência dentro da escola e pregando palavras de ordem em torno da paz. Isso é muito positivo, pois nossa escola tem alunos de seis a 14 anos de idade, uma idade boa para que esses jovens sejam disciplinados”, disse.
A professora Hirley Leão disse ainda que a caminhada serve para integrar escola e comunidade, trabalhando nas ruas, temas que são trabalhados dentro de sala de aula. “Nós trabalhamos o tema da paz dentro da sala de aula, com nossos alunos, e é importante levarmos isso para as ruas, para a comunidade”, pontuou.
A escola tem hoje mais de 600 alunos e, além do residencial Mário Covas também atende as regiões vizinhas.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook