Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (5), no Residencial Judith Nunes, zona Sul da capital, os moradores da região fizeram uma série de reivindicações à vereadora Teresa Britto - que solicitou a audiência -, e às demais autoridades presentes. Entre as principais críticas está a qualidade da água fornecida no Residencial.
“Metade da água que sai da torneia vem com essa ‘areia branca’ impossível de ser consumida. Nós não cozinhamos, tomamos banho e muito menos bebemos essa água e ainda temos que pagar altas taxas pela manutenção do poço que abastece o Residencial”, conta a moradora Ana Gabriela, se referindo à grande quantidade de calcário encontrada na água.
Durante a audiência, o gerente de Operações da Águas de Teresina, Cláudio Martins, informou aos moradores que, mesmo a água sendo potável, a quantidade de calcário na área está acima do adequado e garantiu providências urgentes para solucionar o problema.
Outros problemas reivindicados pelos moradores foram sobre a falta de segurança e transporte público. “Todos os dias são registrados assaltos aqui na região. Vivemos apreensivos e raramente a Polícia faz alguma ronda aqui na comunidade. O transporte também é um problema, visto que poucos ônibus passam aqui e ainda são muito velhos”, lamenta a moradora Jéssica Gomes.
A vereadora Teresa Britto se mostrou preocupada com as denúncias, especialmente no que diz respeito à qualidade da água, e afirmou que irá acionar os órgãos competentes para acompanhar essa situação. “Vamos acionar o Ministério Público, levar esses casos para o Plenário da Câmara e formar uma comissão para acompanhar todas essas demandas. Estamos falando de mais de 800 famílias que estão passando por sérios problemas em áreas cruciais para a saúde e qualidade de vida”, comenta.
Dentre os encaminhamentos da audiência estão o fornecimento de água potável na região pela Águas de Teresina até que o problema da qualidade da água seja resolvido; solicitação de reforço policial para a comunidade; pedido de providências para melhoria do transporte coletivo junto à Strans e pedido de providência quanto ao transporte escolar junto à Semec. Uma comissão será formada pelos representantes do Executivo, Legislativo e moradores para acompanhamento das demandas.