Moradores temem que casas desabem por causa da chuva

Com as chuvas fortes que têm caído na capital, os moradores do Conjunto Parque Brasil I estão com receio de serem soterrados.

MEDO | Quem mora em casas de taipa no Parque Brasil está dormindo próximo a parta de saída, com medo de desabamentos | Moisés Saba/Jornal Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dormir ao pé da porta de saída. Essa tem sido a rotina de moradores de casas de taipa localizadas no Parque Brasil I, zona norte de Teresina. Famílias inteiras ficam perto da saída a noite toda, buscando facilitar a fuga no caso de um possível desabamento durante as chuvas mais fortes. Já há casos de desabamentos na região, e os Bombeiros já retiraram algumas famílias.

Na residência da dona de casa Eliane de Araújo, a água entrou por frestas entre as paredes e o teto, por volta das 21h do último domingo. Ela, o marido Francisco Egilson e os seis filhos foram pegos de surpresa. Viram-se obrigados a correr contra o tempo, retirando água dos cômodos com o uso de baldes. Tiveram de contar com a ajuda de vizinhos, para evitar mais prejuízos.

No local, o chão de barro batido ainda está bastante encharcado. Móveis e pertences também exibem as marcas da água. Inseguros, os moradores não sabem o que fazer, já que a situação agrava-se conforme avança o período chuvoso. ?Já tentamos ajuda junto à prefeitura, mas fomos informados de que isso só seria possível com a regularização fundiária do terreno ? coisa que não temos condições de fazer?, disse Eliane. Várias casas da região sofrem com o mesmo problema. A dona de casa Maria de Fátima Lima Silva afirmou que tem uma irmã que passa pelo mesmo problema. ?A casa dela está sendo frequentemente tomada pela água?, resumiu a moradora.

MAPEAMENTO - De acordo com o superintendente executivo da SDU-Leste, Acelino Portela, a atual gestão municipal está realizando um levantamento sobre os locais que mais necessitam de atenção no período das chuvas. ?Estamos realizando um mapeamento das áreas em questão e destacando os pontos mais urgentes, mas, infelizmente, devido ao ajustes financeiros que estamos realizando na Prefeitura, só podemos providenciar aquilo que for realmente de caráter emergencial?, enfatizou o superintendente executivo.

Acelino Portela ressaltou ainda que o prefeito Firmino Filho solicitou que todas as SDUs se empenhassem nesse levantamento sobre a localização das áreas mais afetadas durante o inverno. ? O prefeito exigiu que todas as SDUs realizassem esse levantamento, a fim de que possamos atender melhor as demandas de nossos munícipes, principalmente os que se encontram em situação de risco no inverno?, finalizou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES