O rei Charles III deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, na manhã desta sexta-feira (9/9), e chegou em Londres, onde iniciará seus compromissos como chefe de Estado, um dia após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
Com o falecimento da majestade, o primogênito dela, Charles, ascendeu ao posto de rei, ou seja, comandará a Coroa britânica. Ele tem 73 anos.
O primeiro compromisso oficial do monarca deve ser uma reunião com a recém-empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Na terça-feira (6/9), ela foi nomeada para o cargo pela rainha.
Além disso, no final do dia, Charles fará seu primeiro discurso a uma nação enlutada e prestará sua própria homenagem à sua falecida mãe.
O monarca estava em Balmoral quando o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha havia morrido pacificamente, aos 96 anos. Para ele, haverá pouco tempo para o luto privado.
Pronunciamento do novo rei será às 14h no horário de Brasília
O primeiro pronunciamento do rei Charles III, o novo monarca do Reino Unido, acontecerá às 18h no horário de Londres (14h de Brasília) desta sexta-feira (9).
Ele falará à nação por discurso televisionado após uma reunião com a também nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.
Luto, funeral e enterro
A família real britânica entrou oficialmente em luto nesta sexta-feira (8) e até sete dias após o funeral, que ainda não teve data definida.
Diferente do luto nacional que foi anunciado pelo governo britânico, o "luto real" será observado pelos membros da família e funcionários da Casa Real.
O funeral de Estado, na Abadia de Westminster no centro de Londres, deve acontecer dentro de dez dias.
A rainha será enterrada na sequência na capela do Castelo de Windsor, a 40 km da capital.
Charles III passou pela primeira vez como rei do Reino Unido pelos portões do Palácio de Buckingham. Ele chegou junto da rainha consorte, Camilla. Ambos passaram perto e observaram buquês deixados pelos civis.