"Uma estátua com alma". Essas foram as palavras do abade Daiju Bitti para definir a cerimônia de "abertura dos olhos" do Buda situado no Mosteiro Zen Morro da Vargem, às margens da BR-101 Norte, em Ibiraçu.
O evento foi realizado no início do mês de dezembro. Nesta segunda-feira (04), o próprio Mosteiro divulgou um vídeo institucional com momentos da celebração realizada.
Desde que a finalização da estátua foi concluída no fim de 2020 na Praça Torii, o local passou a ser visitado intensamente por turistas capixabas e de outras regiões do país, mas o local ainda carecia de um batismo espiritual. Inicialmente, a "Cerimônia de Abertura dos Olhos" (Keigen) seria realizada presencialmente pelo monge Minamizawa Zenji - o equivalente ao papa para a Igreja Católica, porém o atraso na conclusão da obra e a pandemia mudaram os planos: a cerimônia foi realizada pela internet.
"Inicialmente a inauguração seria em setembro do ano passado, mas tivemos atrasos na obra e também veio a pandemia repleta de incertezas. Muitas pessoas já estão visitando o local diariamente, mas a construção sem esse batismo era apenas uma estátua de concreto e armação de ferro. Com a 'abertura dos olhos' agora, os visitantes estarão realizando as rezas e preces para uma imagem com alma", contou o abade Daiju Bitti.