Trabalhadores do transporte coletivo de Teresina realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (17), em frente à Câmara Municipal e na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. Em greve desde o dia 8 de fevereiro, motoristas e cobradores de ônibus reivindicam pagamento de salários atrasados, ticket alimentação e melhores condições para a categoria, assim como assinatura do acordo coletivo de trabalho.
Os manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal e seguiram pela Frei Serafim em caminhada a caminho da Prefeitura de Teresina, segurando cartazes e gritando palavras de ordem. Os acessos a ponte Juscelino Kubitschek chegaram a ficar bloqueados e os cruzamentos da avenida Frei Serafim foram fechados. A manifestação causa grande congestionamento no trânsito de quem vai para o Centro da capital.
Complantando dez dias em greve, os trabalhadores pedem uma audiência com os vereadores para tratar sobre o sistema de transporte coletivo da cidade. Eles foram recebidos nesta quarta pelo vereador Dudu (PT), que marcou uma audiência para a próxima terça-feira (23), às 9h.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), a reunião na terça (16), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não progrediu. Segundo o presidente Ajuri Dias, a proposta dos empresários é manter a suspensão do plano de saúde, do ticket por seis meses e pagar o salário de 2019, equivalente ao valor de R$ 1.951,00.