O Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI), encerrou 2019 com movimentação de 1.177.321 passageiros. O número representa crescimento de 9,6% na comparação com 2018, quando foram contabilizados 1.073.570 de embarques e desembarques. Os meses de maior fluxo foram janeiro e julho, com 120.540 e 115.528 viajantes, respectivamente.
O superintendente do terminal, Raphael Gaeski, destacou a importância de manter uma infraestrutura pronta para receber mais passageiros, possibilitando um crescimento ainda maior no movimento operacional. Lembra também que o aumento da movimentação no terminal piauiense acompanha o momento do setor aéreo, que tem apresentado crescimento. “Estamos trabalhando para que estes números permaneçam em elevação”, pontuou Raphael.
Com capacidade para receber 3,5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto registra uma média diária de aproximadamente 3,2 mil viajantes. Atualmente, são 90 operações regulares semanais de três companhias aéreas - Azul, Gol, Latam. As rotas interligam Teresina a diversos destinos brasileiros, como São Luís (MA), Fortaleza (CE), Guarulhos e Campinas (SP), Brasília (DF), Recife (PE), além das conexões.
No último ano, o aeroporto passou por uma série de melhorias voltadas ao bem-estar dos passageiros, como a substituição de toda a cobertura do terminal de passageiros, liberando assim o acesso ao 1º piso, no terraço panorâmico. A fachada e marquises do terminal também receberam diversas melhorias para amplias a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Além disso, o aeroporto recebeu pintura e troca de forros, o canal de inspeção da sala de embarque foi modernizado e o sistema viário de acesso recebeu nova sinalização. Os avanços também contemplaram a sinalização vertical, a renovação dos canteiros na pista de acesso ao aeroporto, implantação de iluminação na frente do terminal por luminárias LED, que são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de demandar menos manutenção.
A iluminação das lâmpadas amarelas do sistema viário de acesso ao aeroporto também deu lugar às lâmpadas brancas e fortes, tornando todo o ambiente muito mais agradável e seguro. A ação foi fruto de parceria entre a Infraero e a Prefeitura de Teresina.