Os repórteres da GloboNews agora passarão a usar o celular para se filmar durante participações ao vivo na programação. Os profissionais receberão uma espécie de treinamento diante da mudança e com o uso da nova ferramenta. A informação é do Paulo Cappelli, do Metrópoles.
A forma de produção já foi inclusive pauta nas redes sociais, após um post no Twiiter onde mostra uma repórter sozinha gravando com o celular e o microfone ser questionada por um internauta. "Gente, isso não pode ser normalizado no jornalismo. A Jornalista agora tem que ser operadora de câmera e repórter ao mesmo tempo?”, diz o post, que viralizou.
O receio entre repórteres e editores é que a mudança interfira no padrão de qualidade técnica dos telejornais. Outras emissoras, como a CNN Brasil e a Jovem Pan, já utilizam o chamado “Kit Mojo” para suas gravações e entradas ao vivo.
A prática vinha sendo usada em coberturas eventuais na GloboNews. Porém, agora a “autofilmagem” passará a fazer parte da rotina dos jornalistas.