![Afegã é levada para unidade de saúde após ter filha dentro de avião | Foto: Reprodução](/uploads/imagens/2021/8/22/webp/mulher-afega-tem-bebe-dentro-de-aviao-militar-dos-eua-2964faea-d281-4061-9e32-8a56644902f0.jpg.webp)
.Uma mulher grávida afegã deu à luz a uma menina dentro de um avião militar dos Estados Unidos depois de fugir do Afeganistão. Durante um vôo de uma base no Oriente Médio para a Alemanha, a mãe entrou em trabalho de parto e começou a ter complicações.
O piloto decidiu voar mais baixo para aumentar a pressão do ar na aeronave. A manobra deu certo e ajudou a estabilizar o estado de saúde da mãe.
![Afegã é levada para unidade de saúde após ter filha dentro de avião — Foto: Reprodução](/uploads/imagens/2021/8/22/mulher-afega-tem-bebe-dentro-de-aviao-militar-dos-eua-c229c0d2-999c-419d-9470-cf7b12e28295.jpg)
Com a chegada do Talibã ao poder no Afeganistão, histórias como essa se tornaram rotina no país. As cenas de mulheres tentando entregar seus filhos pequenos para salvá-los enquanto uma multidão se espremia para tentar fugir do país por causa da tomada do poder pelo Talibã comoveu e preocupou muita gente. Algumas crianças chegaram a ficar feridas pelos arames da cerca.
Farista Rahmani, mãe de Hadiya, se perdeu de seu marido, Ali Musa Rahmani, e ficou com medo de que a filha ficasse ferida ou acabasse caindo e sendo pisoteada na confusão. Por isso decidiu entregar o bebê aos soldados, segundo a agência Reuters.
Os soldados então se encarregaram de trocar a fralda de Hadiya e alimentá-la, além de garantir um rodízio de colos para que ela se acalmasse.
A Agência de Refugiados da ONU faz um apelo para que países que fazem fronteira com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas para a entrada de imigrantes.
Os Estados Unidos aconselharam, neste sábado (21), que norte-americanos no Afeganistão evitem ir para o aeroporto de Cabul, após milhares de pessoas terem tentado fugir do país depois que o Talibã assumiu o poder.