Imagens divulgadas nesta quinta-feira (04/10), mostram uma mulher sendo arrastada pelo braço por um trem do metrô, na Estação Largo da Paz, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. O registro é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), onde as câmeras de segurança flagraram o momento do acidente. A mulher sofreu escoriações no braço, mas passa bem, De acordo com informações da empresa.
A estação faz parte da Linha Sul do sistema metroviário do Recife. No vídeo, é possível ver o momento em que a mulher, junto com uma idosa, tenta embarcar no vagão no momento em que a porta fechava.
O trem dá partida na estação, enquanto a vítima segue com parte do braço dentro do metrô. Quando o vagão atinge o fim da plataforma, a mulher cai às margens do trilho. O caso, segundo a CBTU, ocorreu às 9h25 do sábado (29).
Assista ao vídeo:
O vídeo também mostra o momento em que funcionários da companhia prestam socorro à vítima, colocando-a em uma maca. Segundo o gerente operacional da CBTU Recife, Murilo Esteves, a mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
"Ela, segurando na mão de uma senhora, acelerou o passo e colocou a mão para tentar parar o fechamento da porta. Como a mão é fina, o maquinista do trem não recebeu nenhum aviso de que a porta não estava fechada", afirmou Murilo.
Através de nota, a CBTU informou que "há regras de segurança para utilização do sistema e é importante que sejam seguidas para que se evitem acidentes". O órgão também explicou que "em cada porta de cada vagão, há uma sinalização visual para que não se coloque a mão na porta do trem enquanto as portas estiverem fechando".
Ainda no texto, a CBTU disse que "há um aviso sonoro durante a abertura e fechamento das portas, após o qual os passageiros não devem tentar entrar ou sair do trem. Também há mensagens sonoras dentro dos trens e estações alertando sobre o mesmo".
Segundo Murilo Esteves, o tempo máximo de espera entre um trem e outro é de dez minutos e, por isso, os passageiros não devem desrespeitar as regras de segurança para tentar embarcar no metrô.
"Houve imprudência. A partir do aviso sonoro, há, em média, seis segundos até o fechamento da porta. Ainda assim, há duas paradas no fechamento para assegurar que nada esteja no meio das portas. Ela pôs a mão quando houve a segunda parada", contou.