Parte do muro do Cemitério São José, situado no bairro Matinha, zona Norte de Teresina, caiu na noite desta terça-feira (25), por volta das 23h30. Segundo a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (Saad), o acúmulo de água no solo pode ter provocado o desabamento.
Na manhã desta quarta-feira (26), uma empresa foi enviada pela Prefeitura de Teresina para avaliar os danos e fazer a limpeza do entulho. Ao Meionorte.com, o administrador do Cemitério, Carlito Alves, disse que a área comprometida será isolada até a construção de um novo muro.
"O muro já apresentava problemas, inclusive, eu já havia comunicado à gerência da Saad Centro que era necessário realizar uma avaliação. Ficou definido que colocariam uma pessoa para fazer isso, mas não deu tempo", falou.
Carlito Alves acrescentou que até a próxima sexta-feira (28), devem começar as obras para construção de um novo muro. Até lá, serão instalados tapumes e a segurança será reforçada para impedir invasões ou possíveis ações de vândalos.
O administrador trabalha há 11 anos no Cemitério São José. Segundo ele, o despejo irregular de lixo e entulho na calçada do espaço também pode ter ocasionado o desabamento. "Os vizinhos da região colocam lixo, queimam entulhos e fica uma situação difícil e desrespeitosa", contou.
Carlito Alves comentou que a Saad Centro planeja instalar um canteiro na calçada do Cemitério para coibir esse tipo de ação. A empresária Maria do Socorro Silva, moradora do bairro Matinha, disse que já realizou inúmeras denúncias para impedir o despejo do lixo próximo ao muro do Cemitério, que fica em frente à sua casa. Ela acredita que além do acúmulo de água, o entulho também pode ter abalado a estrutura do muro.
"Eu sabia que o muro não iria aguentar o lixo que estavam empurrando contra a parede. Ontem choveu pouco e quando a gente ouviu o barulho, nos deparamos com o muro no chão", relatou.