Museu do Piauí realiza 16ª Semana dos Povos Indígenas

A programação começa nesta quinta-feira (12)

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realiza de 12 a 19 de abril a 16ª Semana dos Povos Indígenas. A programação começa nesta quinta-feira (12), a partir das 8h, com abertura da exposição “Grafismos étnico-urbanos”, que reúne trabalhos de vários artistas, como Aretusa Bispo, Dora Parentes, Jimmy Presley, entre outros. A exposição vai reunir produções artísticas com o olhar urbano sobre a diversidade cultural dos povos indígenas.  

Pela manhã, o Museu realiza o “Ritual do Toré” e em seguida tem a palestra “Vozes ancestrais: conversas sobre a cultura dos povos indígenas”, ministrada pelo pós-doutor Daniel Munduruku. A partir das 14h30 tem a II Conferência Nacional de Educação indígena. No final da tarde haverá mais um Ritual do Toré e outras manifestações da cultura indígena.

O evento vai contar com a presença de lideranças indígenas piauienses, incluindo os Tabajaras, de Piripiri, Canto da Várzea e Lagoa do São Francisco, e os Kariris, de Queimada Nova.

Na sexta-feira (13), serão realizadas as visitas mediadas à exposição, das 8 às 12h. A partir das 9h tem a mesa temática: Povos Indígenas do Piauí e o processo emancipatório pela conquista de seus direitos. À tarde, a partir das 14h, tem a palestra “Etnicidade e Resistência dos Povos Indígenas do Piauí”, com a professora Dra. Claudete Dias. No sábado e domingo tem visita à exposição, das 8 às 12h.

A programação será retomada na próxima terça-feira (17). A partir das 9h tem a palestra “Historiando com os Povos Indígenas do Piauí: descolonizando a história”, com a professora dra. Joian Borges (Ufpi). A partir das 14h tem Cine Museu.

Na quarta, 18 de abril, a partir das 9 horas tem a palestra “Identidade e Processo Emancipatório Indígena: Saúde Diferenciada”, com a prof. dra Laureni Dantas de França (Ufpi/Uninovafapi) e com o Indígena Guajajara, Raimar Pompeu.

A Semana segue até quinta-feira (19), data em que é comemorado o Dia do Índio. A partir das 8h30 tem a palestra “Museu da Comunidade Indígena de Nazaré em Lagoa do São Francisco/Piauí: a cerâmica como patrimônio cultural”, com os acadêmicos Pedro Victor e Dinayana Nascimento Tabajara. Em seguida tem a performance poética “Mas agora eles só têm o dia 19 de abril”, com a atriz Tércia Maria.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES