Nasceram os primeiros filhotes de tartaruga marinha da temporada reprodutiva 2012 no litoral do Piauí. No final da última semana, 129 filhotes de tartaruga-de-pente, a segunda espécie mais ameaçada de extinção, foram colocados no mar na praia do Arrombado, em Luís Correia.
A temporada reprodutiva litoral piauiense teve início em dezembro, com a subida de uma tartaruga-de-pente flagrada saindo da água no final da tarde do dia 25, na praia do Itaqui, em Luís Correia. ?Além desta, tivemos mais duas ocorrências, confirmadas após o nascimento de filhotes. Nesse período fica complicada a realização do trabalho por causa da circulação de veículos na praia, dificultando a visualização das marcas deixadas na areia? relata a coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Magalhães.
Entretanto, os técnicos do Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizam de forma intensa o monitoramento dos ninhos confeccionados na areia, principalmente no trecho entre a praia do Coqueiro até o Arrombado. Quando confirmado esses ninhos são protegidos (cercados), sinalizados e monitorados para garantir um melhor desenvolvimento dos filhotes.
Contudo, foi possível realizar a soltura de filhotes de um desses ninhos monitorados intensamente pela equipe, o que garantiu a sobrevivência total desses filhotes. A soltura foi realizada com a presença de algumas pessoas da comunidade que tinham interesse em conhecer de perto o trabalho.
?Entendemos que a educação ambiental pode ser utilizada como ferramenta importante nesse trabalho de conservação, mas para isso, se faz necessário que as pessoas percebam os elementos da natureza e possam compreender melhor a importância das espécies para manutenção e equilíbrio do meio em que vivemos. A presença de tartarugas marinhas em nossas praias simboliza que ainda vivemos em áreas saudáveis?, finalizou a bióloga Werlanne.