Um navio da Marinha da Nova Zelândia encalhou e afundou próximo a Samoa, mas todos os 75 tripulantes e passageiros foram resgatados, segundo a Força de Defesa da Nova Zelândia. O Manawanui, especializado em mergulho e hidrografia e adquirido por R$ 345 milhões em 2018, encalhou na costa sul de Upolu na noite de sábado durante uma pesquisa de recifes. A causa do incidente ainda é desconhecida e será investigada.
NÃO HOUVE MORTES
Conforme a Força de Defesa da Nova Zelândia, alguns dos resgatados sofreram ferimentos leves, incluindo lesões ao atravessar um recife. Diversos navios auxiliaram no resgate da tripulação e dos passageiros, que haviam abandonado o navio em botes salva-vidas.
CAUSAS SERÃO APURADAS
Por volta das 6h40 de domingo (horário local), o navio estava fortemente inclinado, com fumaça visível, e às 9h já havia virado e afundado. A ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, chamou o encalhe de um "grande desafio para todos a bordo" e destacou a importância de identificar a causa para evitar futuros incidentes.
As operações de resgate foram coordenadas pelos serviços de emergência de Samoa, com apoio das forças de defesa australianas e do centro de resgate da Nova Zelândia. O Manawanui realiza tarefas especializadas de mergulho, salvamento e pesquisa na Nova Zelândia e Pacífico Sul.