Depois de ter feito muito mistério com a divulgação de teasers, a Nissan divulgou oficialmente a nova geração da picape Frontier. Batizado de Navara em outros mercados, o design do modelo mudou bastante em relação à atual, além de novidades no acabamento interno da cabine. Por enquanto, não há confirmação de quando o modelo começará a ser vendido, nem seus preços e se virá para o Brasil. É certo, contudo, que ele deve desembarcar até 2016.
As tradicionais linhas mais retas da atual Frontier foram substituídas por contornos mais arredondados. Isso foi aplicado desde a parte dianteira, passando pela lateral da picape e até ao rack de teto. Apesar de a grade dianteira manter o tradicional formato em ?V? da montadora, os faróis integrados são levemente puxados para cima. Chama atenção o formato de bumerangue das luzes diurnas em LED.
Na lateral, o destaque fica para a elevada linha de cintura e para a coluna ?B? pintada de preto. Já o contorno dos vidros foi suavizado em comparação ao modelo vendido atualmente. Por dentro, a Nissan incluiu comandos no volante e central multimídia que dá acesso ao sistema de navegação e de som, além de indicações sobre desempenho e consumo.
O fabricante explica que haverá diversas opções de motorização e cabines para atender às demandas de cada mercado onde a nova Frontier será oferecida. Além das configurações de cabines simples e dupla, o modelo poderá ser equipado com motor 2.5 diesel ou gasolina. Devido a novidades no motor e na própria estrutura do carro ? que está mais leve ? a Nissan afirma ter reduzido o consumo de combustível em 11% comparado à versão atual.
Haverá versões com tração traseira ou integral, ativada por meio de botão no console. Quando o assunto é transmissão, a Nissan oferecerá um câmbio automático de sete velocidades ou manual de seis.