Em novo boletim divulgado nesta quarta-feira (06), o Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba, alerta que municípios da região Norte do Piauí, estão em situação de alerta por conta do nível dos rios devido as chuvas dos últimos dias.
Por conta disso, os rios Marathaoan, Longá e Parnaíba estão em cota de alerta nas cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto a necessidade de ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.
Em Esperantina, que teve uma elevação rápida devido a resposta as chuvas ocorridas nos últimos dois dias aparece com tendencia de estabilização do nível e posterior tendencia de descida. O nível atualmente é de 6,88 m, 48 cm acima da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas apresentar estabilização do nível e atingir valores em torno de 6,87 m, 57 cm abaixo da cota de inundação.
Na cidade de Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,95 m, 25 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores oscilando em torno de 3,96 m, abaixo da cota de inundação 24 cm.
Já em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,26 m, em cota de alerta, com previsão de pequena redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno do valor de 5,24 m, 46 cm abaixo da cota de inundação (5,70 m), continuando em cota de alerta.
Na capital Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,60 m, 1,30 m abaixo da cota de atenção (4,90 m), portanto em situação de normalidade. É prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas e que o nível atinja valores em torno de 3,59 m.
No município de Floriano, na região Sul o rio Parnaíba está em cota de atenção com nível nesse momento de 4,49 m, em situação de normalidade. É previsto que o nível diminua nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 3,45 m, continuando em situação de normalidade.
Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).