A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) informou, na manhã deste domingo (24), que o Rio Poti, em Terresina, teve uma rápida subida nas últimas 24 horas.
"O Rio Poti na Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, continua em situação de normalidade, mas devido chuvas ocorridas na bacia nas últimas 24 horas o rio está em ascensão rápida. Cota atual 6,85 m e previsão de subida nas próximas 10 horas e atingir valores em torno de 8,98 m ficando em cota de atenção e no limiar da cota de alerta", diz o boletim.
A CPRM pede atenção especial ao Rio Poti em Teresina e solicita aos órgãos competentes, que se mantenham em alerta quanto à necessidade de ações de remediação a serem adotadas para a proteção das populações ribeirinhas.
O Professor de Climatologia da UESPI, Werton Costa, informou que o Rio Poti oscila muito, e isso tranquiliza, neste momento, já que da mesma forma que ele sobe rapidamente, ele também baixa seu nível de forma rápida.
"O que tranquiliza, é que o Poti oscila muito, o rio não é perene, então ele recebe uma grande quantidade de água, mas rapidamente ele baixa, porque não há alimentação consistente, é só chuvas ocasionais e aleatórias. Se fosse no meio do período chuvoso, ou mesmo lá no início, aí esse fluxo causaria preocupação", disse.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,94 m, superando em 24 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista continuidade de elevação do nível para 3,94 m nas próximas 8 horas, ainda abaixo da cota de inundação 26 cm.
Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,70 m, em cota de alerta, devendo aumentar o nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 6,77 m, devendo ficar 63 cm abaixo da cota de inundação (7,40 m).
Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,78 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 3,13 m, ficando baixo da cota de atenção (5,50 m) 2,37 m.
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,19 m, abaixo da cota de atenção 1,71 m, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,41 m.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,82 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 3,77 m, em cota normal.