O Grupo Nordex é um dos destaques do Brazil Windpower 2017, maior evento sobre energia eólica da América Latina, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto no Rio de Janeiro. O encontro reúne diversos players do setor de energia renovável e conta com palestras e debates sobre os principais avanços e novidades do segmento.
Líder no desenvolvimento de torres de concreto, a Nordex Acciona Windpower implanta o seu mais novo empreendimento dentro das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro, no sudoeste do Estado do Piauí. A empresa fornecerá cerca de 65 turbinas do modelo AW3000, com 3 megawatts (MW) de potência cada, rotor de 125 metros de diâmetro e pás de 61,2 metros, instaladas acima de torres de concreto de 120 metros de altura.
Daniel Berridi Mancisidor, Diretor Brasil da Nordex Acciona Windpower, ressalta a importância de se construir a fábrica de torres dentro da obra do Complexo Eólico: "O custo da energia na região é fator importante para a competitividade do nosso segmento. Além disso, diminuímos o valor da logística de transporte dos componentes e ajudamos a fomentar a geração de empregos para as comunidades locais”, finaliza.
Na oitava edição do Brazil Windpower, um novo marco foi anunciado para os empresários e investidores do setor de energia renovável presentes. A fonte eólica atingiu 12 GW de capacidade acumulada no Brasil, que saltou de 10º para a 9º colocação no ranking mundial dos maiores países produtores de energia eólica.
O empreendimento da Nordex Acciona Windpower terá um papel importante para o desenvolvimento do Estado do Piauí, que é um dos maiores produtores de energia eólica na região Nordeste, pois conta com ventos de qualidade: fortes e constantes.
“Sabemos que o Piauí tem um grande potencial, sobretudo porque acreditamos que o mercado de energia renovável continuará forte nos próximos anos. Nosso investimento na região tem um apoio importante do governo do estado, pois o projeto ajudará a levar desenvolvimento social e econômico para uma região que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil", conta o Diretor Comercial da Nordex Acciona Windpower Brasil, David Lobo.
Nordex Acciona Windpower no maior evento de energia eólica da América Latina
O Governador do Piauí, Wellington Dias, também marcou presença no Brazil Windpower, visitou o stand da Nordex Acciona Windpower e destacou a importância da construção da fábrica de componentes da empresa no Estado.
No Brasil, a Nordex Acciona Windpower opera em mais de 10 empreendimentos, totalizando uma potência instalada de 1 GW e previsão de 1,2 GW até o final de 2018. São 330 turbinas AW3000 fabricadas, com 3 MW cada, as melhores máquinas para os ventos do país.