A direção da Central de Abastecimento do Estado (Nova Ceasa-PI) recebeu, na manhã da segunda-feira (17), uma equipe de dirigentes da Ceasa do Espírito Santo, que veio ao Piauí exclusivamente para conhecer as estruturas da Central e o modelo de gestão adotado há 1 ano e 7 meses. O interesse da equipe técnica é copiar o projeto adotado na Ceasa do Piauí, que hoje é referência na área.
A nova Ceasa é um exemplo de Parcerias Público-Privadas realizadas pelo Governo do Piauí. Hoje, ela é administrada 100% pela gestão empresarial, e com isso vem ganhando muito destaque devido ao trabalho realizado, sem falar de premiações nacionais e internacionais - a exemplo do reconhecimento da ONU.
O executivo representante do Governo capixaba, Luis César, diz que o objetivo da visita é implantar parcerias público-privadas pelo governo e que será um compromisso assumido pela nova gestão em 2019.
“O próximo governo já vem discutindo muito, no Espírito Santo, a utilização deste procedimento de PPPs, concessão e permissões não só na área de abastecimento, mas na execução de obras. Como aqui no Piauí, a atividade de concessão da Ceasa é exitosa, resolvemos vir aqui para copiar e também para conhecer outras PPPs feitas pelo governo piauiense”.
A equipe está realizando um levantamento orientado sobre investimentos e execução de projetos que deram certo no Piauí e até mesmo dos que irão ser implantados. Após uma reunião, os representantes seguiram para conhecer as instalações da Nova Ceasa. “Com isso, esperamos que esse aprendizado nosso faça com que a gente possa ter, no nosso Estado, a nova Ceasa a partir do ano que vem, ou que ela seja privatizada. Esse é um compromisso do governador eleito Renato Casagrande”, afirmou o representante do governador.
A gerente administrativa e financeira da Nova Ceasa, Dulce Amorim, recebeu a equipe e comentou sobre a organização e experiência adquiridas pela gestão. “A Ceasa, hoje, é um modelo de parceria que vem dando certo. As pessoas vêm buscar expertises por conta desse sucesso da gestão e pelo reconhecimento, tanto nacional e internacional, que vem dando visibilidade ao trabalho feito. Com isso, não só os permissionários, como toda a sociedade já conseguem ver essa diferença”, relata.
A gestão da Nova Ceasa implementou projetos sociais que deram ainda mais visibilidade ao trabalho do órgão. A gestão anunciou a primeira grande intervenção sobre área de negócios, que será a expansão do galpão denominado “Galpão dos Serranos”. O local terá instalações modernas e abrigará um número maior de permissionários, cujas mercadorias são, em sua maioria, verduras, frutas e hortaliças, além de trazer mais conforto aos frequentadores.
A Nova Ceasa já recebeu a visita de delegações de diversas Ceasas do Brasil, entre eles: MA, CE, BA, PE, PB, PA, SP, RJ e MT e, na maioria das vezes, teve como finalidade a troca de informações, consolidando a Ceasa/PI, uma referência em todo país.