O novo TT, da Audi, será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo. Ele já está com uma versão de corrida e vai correr em uma categoria monocromática denominada Audi Sport TT Cup. Já há uma série de alterações estéticas no novo modelo, além do alívio de peso) visando melhorar o desempenho nas pistas.
Por fora, carroceria alargada, com conjunto aerodinâmico composto por defletor dianteiro em fibra de carbono e para-lamas mais largos e uma asa traseira de grandes dimensões. Ele também tem faróis de LED e uma nova saída de escapamento central.
Por dentro, como é conveniente a um bom carro de corrida, todo e qualquer item que gere peso desnecessário foi limado. O volante convencional deu lugar a um multifunção, além de um painel de instrumentos digital e uma estrutura de sobrevivência integrada. O extintor de incêndio também é de competição e o banco concha é o mesmo dos R8 que disputam campeonatos de longa duração ao redor do mundo.
O motor é o 2.0 turbo, que desenvolve 310cv e tem torque de 40,8kgfm, mesmos valores do TTS de rua. Entretanto, no modelo de competição haverá um recurso de “sobrepressão”, que dá 30cv extras temporariamente para ultrapassagens, por exemplo. Outras características incluem o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas S-Tronic. Há também diferencial ativo variável com controle eletrônico e o baixo peso de 1.125kg (ou seja, são apenas 3,6kg/cv).
A categoria monomarca será lançada no próximo ano, e segundo a Audi, para cada seis eventos da DTM (a Stock Car da Alemanha) na Alemanha e países vizinhos, deverão acontecer duas corridas da TT Cup. 24 carros deverão compor o grid de largada, sendo seis reservados para pilotos convidados.
Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook