O Brasil, especialmente nas regiões mais ao sul, deve enfrentar uma nova onda de frio na próxima semana, devido à formação de um novo ciclone extratropical em alto mar. Conforme o Climatempo, a combinação desse ciclone com uma área de alta pressão sobre o país dará origem a uma massa de ar polar, criando um "corredor de vento".
INÍCIO DA SEMANA MAIS FRIO
Esse fenômeno trará ventos gelados, especialmente no início da semana, com segunda, terça e quarta-feira previstos como os dias mais frios. As temperaturas em Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ficar até 5°C abaixo da média para o mês. No Sul do país, entre o centro do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de geada na terça-feira (13).
PREVISÃO PARA ESTE DOMINGO
SUL
Neste domingo (11), o sol deve predominar com poucas nuvens em toda a região Sul, sem previsão de chuva, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde há chance de chuvisco no fim da tarde e à noite devido à umidade trazida por um centro de baixa pressão sobre o oceano. Pela manhã, há condições para geada na campanha gaúcha, no norte, noroeste e serra do Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina, e no sul e leste do Paraná.
SUDESTE
No Sudeste, o tempo será estável na maior parte da região, com exceção do norte do Espírito Santo, que pode ter chuvas fracas devido a ventos marítimos. O sol aparecerá entre nuvens nas demais áreas, e há possibilidade de geada na serra da Mantiqueira, entre o sul de Minas Gerais e o Vale do Paraíba, em São Paulo.
CENTRO-OESTE
No centro do Brasil, o tempo deve permanecer firme, sem previsão de chuva, e com pouca ou nenhuma nebulosidade ao longo do dia. No norte do Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem subir, mas ainda de forma amena. Já no centro e sul do estado, o ar frio continuará impedindo a elevação das temperaturas, mantendo a sensação de frio, especialmente nas manhãs.
NORDESTE
No Nordeste, ventos marítimos podem trazer chuvas fracas para a costa leste, especialmente no leste da Bahia, Sergipe e entre Recife (PE) e Natal (RN). Em São Luís (MA), a chuva é esperada à tarde. No interior de Alagoas, Ceará e Piauí, o tempo permanece estável e sem previsão de chuva.
NORTE
No Norte, a instabilidade aumentará, trazendo pancadas de chuva para o centro e norte do Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. Espera-se que as chuvas se intensifiquem em alguns momentos, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.