Novo controlador-geral do Estado assume CGE oficialmente

Darcy Siqueira recebeu o cargo hoje das mãos de Antonio Filho, que assumiu a Agespisa

Darcy Siqueira (terceiro da esq. p/ direita) e demais autoridades na mesa de honra do evento | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O novo controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira de Albuquerque Júnior, tomou posse oficialmente na manhã desta terça-feira (22), em solenidade de transmissão de cargo, no auditório da Secretaria de Administração (SEAD). Várias autoridades participaram do evento, como o procurador-geral do Estado, Kildere Rone, que representou o governador Wilson Martins.

Darcy Siqueira assumiu com o compromisso de trabalhar ainda mais para apresentar os resultados condizentes com a missão que lhe foi atribuída. Ele assume no lugar de Antonio Filho, que agora preside a Agespisa. ?A CGE deverá obedecer aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, economicidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditório, interesse público e transparência no acompanhamento e fiscalização dos procedimentos do Controle Interno no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo?, afirmou o novo controlador.

O foco do atual controlador será, segundo ele, a mesma metodologia utilizada pelo governador do Estado, Wilson Martins, que é a gestão voltada para resultados. Darcy confirmou que além das próprias metas da Controladoria, o órgão precisa contribuir para a fiscalização, acompanhamento e monitoramento das ações estratégicas do governo estadual.

Como metas mais específicas à frente da Controladoria, o novo controlador afirma que vai aperfeiçoar os métodos do Controle Interno, fortalecendo os Núcleos de Controle de Gestão. Além disso, Darcy afirmou que vai se empenhar para a conclusão da nova sede do órgão, da estruturação e modernização da Casa.

Para o ex-controlador, Antonio Filho, o atual gestor tem todas as condições e firmou todos os compromissos que são próprios da Controladoria. ?Nós todos vamos continuar colaborando com esse trabalho e sei que a CGE vai crescer ainda mais, porque a cada ano nossa categoria se fortalece mais. Barreiras existem, mas tenho certeza que o novo controlador também vai saber superá-las e quem ganha com isso é todo o Estado do Piauí?, comentou Antonio Filho.

O procurador-geral do Estado, Kildere Rone, disse que suas palavras refletiam as do governador do Estado e que eram no sentido de reconhecer o valor do trabalho da Controladoria-Geral. ?Temos certeza que tudo vai continuar a ser feito como antes e que a CGE vai poder continuar contando com a parceria com a Procuradoria do Estado e de todos os demais órgãos rumo a um fortalecimento ainda maior?, asseverou Rone.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES