Novo Nissan New March 1.0 aumenta a potência com motor mais moderno e econômico

Andamos no hatch com o novo motor de três cilindros e 77 cv

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você conferiu há pouco as novidades do New March 2015, que agora terá versões com motores 1.0 de três cilindros com 77 cv (3 cv a mais que o motor anterior, com 4 cilindros), e 10 mkgf de torque. Já é possível dizer, em pouco mais de 20 km percorridos em praticamente linha reta no Rio de Janeiro, que o antigo motor não vai trazer saudades, pois o novo propulsor tricilíndrico é muito melhor. Ainda não fizemos os testes de consumo e de aceleração, mas a princípio é possível notar grandes evoluções.

O motor HR10 é uma derivação de um propulsor que a Nissan já tem na Europa, o HR12, que é também conta com 3 cilindros, mas 1.2 l de deslocamento e é movido apenas a gasolina. O New March 2015 está mais esperto e com fôlego que impressionam. A potência não chega perto da que o Ford Ka (85 cv) proporciona, mas a sensação é de um carro finalmente acertado.

A cerca de 2.500 rpm já estão disponíveis 9 mkgf de torque, um ponto positivo frente a outros tricilíndricos, que normalmente apresentam a potência e torque acima dos 3.000 rpm. Não é perceptível, em baixas rotações, que “falta” um cilindro. As retomadas de velocidade em terceira marcha são realizadas de forma segura, trazendo bastante agilidade ao hatch. O único problema ainda está na alavanca do câmbio, que tem engates pouco precisos, longos e ruidosos. Por vezes o motorista se pega engatando a terceira marcha quando deveria utilizar a quinta.

Para tentar suavizar as vibrações incômodas característica dos motores de 3 cilindros a Nissan adicionou contrapesos à polia do virabrequim e ao volante do motor (este é depois acoplado ao câmbio). E deu resultado positivo, pois ele certamente vibra menos que os VW up! E Fox Bluemotion.

O pedal do freio ainda continua muito mole, mas nada que não seja fácil de lidar com o tempo. A Nissan apresentou um bom argumento para trazer esse novo motor: “o segmento de hatches compactos corresponde a 41% do total do mercado brasileiro. E desse montante, 61% dos carros tem motor 1.0”, disse o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa. Por isso, as vendas do hatch começam em março e ele virá em 3 versões: 1.0 com ar-condicionado e direção elétrica, 1.0 S os equipamentos citados na versão de entrada mais trio elétrico e chave com telecomando e o 1.0 SV, que tem os itens da S mais rádio com conexão bluetooth, faróis de neblina, aerofólio, volante com comandos de rádio, roda aro 15” de liga leve.

Agora a Nissan promete contagiar o consumidor brasileiro com a nova proposta do March e, assim, comercializar por volta de 3.000 unidades mensais, ritmo que pretende manter até o fim do ano.





Veja Também
Tópicos
SEÇÕES