Número de brasileiros com trabalho supera os 100 milhões pela 1ª vez, diz IBGE

São Paulo é o estado que mais concentra pessoas ocupadas (24,4 milhões); valor é maior do que o Nordeste inteiro

Avalie a matéria:
Número de brasileiros com trabalho supera os 100 milhões pela 1ª vez, diz IBGE | Reprodução

Em 2023, o número de pessoas ocupadas no Brasil atingiu um marco histórico de 100,7 milhões, representando um aumento de 1,1% em relação a 2022, quando o total era de 99,6 milhões. Comparado a 2012, que registrou 89,7 milhões de ocupados, houve um crescimento significativo de 12,3%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (21). 

Conforme o estudo, em 2023, o percentual de empregados com carteira assinada no setor privado registrou um aumento significativo, alcançando o maior número da série histórica com 37,7 milhões de pessoas. Esse valor corresponde a 37,4% da população ocupada, comparado a 36,3% no ano anterior.

Por outro lado, os empregados sem carteira assinada no setor privado representaram 13,3% em 2023, uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao ano anterior. Apesar da queda, essa proporção ainda figura entre as mais altas da série histórica.

Os empregados no setor público, incluindo servidores estatutários e militares, mantiveram uma participação estável em torno de 12% no mesmo ano, correspondendo a 12,2 milhões de trabalhadores.

Número de brasileiros com trabalho supera os 100 milhões pela 1ª vez, diz IBGE - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

TRABALHADORES DOMÉSTICOS

Segundo o levantamento, os trabalhadores domésticos representaram 6% dos ocupados em 2023, mantendo o mesmo percentual de 2022. Por outro lado, a proporção de empregadores teve uma queda, chegando a 4,3% no ano passado. O trabalhador familiar auxiliar alcançou o menor percentual de participação na ocupação, atingindo 1,4%. Esse grupo tem apresentado uma tendência de queda desde o início da série em 2012.

DADOS POR REGIÃO

A região Sudeste concentra a maior quantidade de pessoas com trabalho no país, totalizando 45,4 milhões. Esta região tem apresentado crescimento nos últimos anos. Em segundo lugar está o Nordeste, com 22,4 milhões de pessoas ocupadas, apesar de ter registrado uma queda em relação a 2022. Logo após, temos o Sul, com 15,9 milhões de trabalhadores, seguido pelo Centro-Oeste, com 8,7 milhões. Por fim, a região Norte fica em último lugar, com 8,1 milhões de brasileiros ocupados.

UNIDADES DA FEDERAÇÃO

O levantamento revela que São Paulo lidera como o estado com o maior número de pessoas ocupadas no país, totalizando 24,4 milhões, um número superior ao total de ocupados na região Nordeste (22,4 milhões). Em segundo lugar está Minas Gerais, com 10,8 milhões de ocupados, seguido pelo Rio de Janeiro, com 8,1 milhões. Por outro lado, Roraima, Acre e Amapá ocupam as últimas posições, com 262 mil, 316 mil e 391 mil pessoas empregadas, respectivamente.

ESCOLARIDADE

Em 2023, a maior parte das pessoas ocupadas, totalizando 43,1 milhões, possuía ensino superior incompleto. Além disso, 23,2 milhões tinham ensino superior completo. O IBGE também revela que 20,2 milhões de brasileiros ocupados não possuíam instrução ou tinham apenas o ensino fundamental incompleto. Outros 14,1 milhões tinham concluído o ensino médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES