O número de queimadas este ano é bastante superior ao que foi registrado no mesmo período do ano passado.
Dados do Corpo de Bombeiros mostram que, neste mês de agosto, até essa segunda-feira, foram registradas 58 queimadas no mato e 24 em terrenos baldios, só em Teresina. Além dos prejuízos causados ao meio ambiente, a população é a mais prejudicada com essa prática.
Segundo o professor Rafael Araújo, que mora no Bairro Santa Fé, na zona Sul de Teresina, a incidência de queimadas está muito alta na região onde ele mora e isso acaba incomodando bastante, devido principalmente à fumaça.
?É muito complicado conviver com tanta fumaça. Ela costuma aumentar no turno da noite e fica complicado até para dormir. Por causa disso temos que ficar com portas e janelas fechadas o tempo todo para tentar amenizar a situação.
Além disso, tem a sujeira que ela provoca dentro de casa?, reclamou.
Segundo o ambientalista Kaio Campelo, os problemas ambientais causados pelas queimadas são inúmeros, como enfraquecimento do solo, perda de fauna e flora e a poluição do meio ambiente, com a fumaça. Esse, de acordo com o ambientalista, traz consequências diretas e mais rápidas às pessoas.
?A fumaça irrita a garganta, causa problemas na pele, narinas. Os órgãos devem buscar alguma forma de ter controle sobre essas queimadas para evitar problemas, que trazem como consequência prejuízos para o Estado, pois causam problemas de saúde e a população procura mais os hospitais?, disse.
Para diminuir as incidências de queimadas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) tem realizado campanhas nas escolas, com panfletos dando dicas de como lidar com essa situação. Além disso, é disponibilizado um telefone para denúncias. Durante a semana as pessoas podem ligar para 3216-2038 e no final de semana é disponibilizado o número 9981-3273. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também disponibiliza um telefone para denúncias de crimes ambientais: 3216-6024.
O Corpo de Bombeiros aconselha às pessoas que forem realizar algum tipo de queimada no quintal de casa ou em algum terreno baldio a tomar alguns cuidados, como comunicar à Secretaria Municipal ou Estadual do Meio Ambiente, para que elas sejam informadas do melhor procedimento a ser feito, de acordo com a área da queimada, para que não corra o risco de o fogo se alastrar.