O Tríduo Pascal começa na tarde da Quinta-feira Santa e vai até a manhã do Domingo de Páscoa. Também é possível receber a indulgência plenária. Para isso é preciso viver bem esse mistério nos próximos dias e atender a alguns requisitos. Confira:
Quinta-feira Santa
Neste dia se revive a Instituição da Eucaristia, tem lugar uma Missa comemorativa da Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o lava-pés, se celebra a Ordem Sacerdotal e o “Mandamento do Amor”, que é a própria Eucaristia.
Sexta-feira Santa
Na Sexta-feira Santa, relembramos a Paixão e Morte de Jesus. Tem lugar a celebração da Paixão do Senhor com a adoração da Cruz, ato litúrgico que não se realiza com Eucaristia.
Neste dia, concede-se indulgência plenária aos fiéis cristãos que assistirem piedosamente a adoração da Cruz na solene ação litúrgica.
Também se pode ganhar a indulgência realizando o exercício piedoso da Via Sacra diante das estações legitimamente estabelecidas e meditando a Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Sábado Santo
Durante o Sábado Santo, não há celebrações litúrgicas até a Vigília Pascal. É um dia de grande silêncio, para intensificar a oração em memória da morte de Cristo e acompanhar Nossa Senhora em sua dor. Concede-se indulgência plenária quando duas ou mais pessoas rezam juntos o Santo Rosário.
Vigília Pascal
Esta é a celebração mais importante do ano litúrgico e dos fiéis cristãos, já que se faz em memória da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Vigília ocorre na noite do sábado, e, em alguns lugares, se estende até o amanhecer do Domingo da Ressurreição.
Os fiéis podem obter a indulgência plenária se participarem na celebração da Vigília Pascal e renovarem nela as promessas batismais.
Domingo de Páscoa
Celebramos a vitória de Cristo sobre a morte através da ressurreição.