Após 30 dias do início das obras de acessibilidade nas ruas do Centro, a primeira etapa, na Rua Álvaro Mendes, trecho entre a Rua João Cabral e Avenida Maranhão, está em fase de conclusão. Está liberada a circulação de pedestres no trecho da Avenida Maranhão próximo ao Sesc.
A obra, que está requalificando oito vias na área central da cidade, tem previsão de conclusão de 12 meses e está orçada no valor de R$ 2.287.970,77 via CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.
Será feita uma revitalização total de acessibilidade, com adequação das calçadas, passeios e rampas; novas pavimentações, através da manutenção do asfalto e novos pisos intertravados; paisagismo; travessias elevadas; novas placas de sinalização, bancos, lixeiras e iluminação.
O superintendente executivo da SDU Centro/Norte, Márcio Sampaio, explica que, a partir de agora, a obra vai avançar para as demais ruas do Centro. “Vamos nos reunir com o responsável pela obra para que possamos elaborar um calendário das etapas seguintes. A nossa ideia é que tudo seja feito dentro dos prazos previstos para que interfira o mínimo possível no funcionamento do comércio na área central”, enfatiza.
O projeto tem como base o “traffic calming”, que envolve estratégias urbanísticas que criam espaços de circulação mais seguros. “Esse tipo de via é ideal para espaços com grande circulação de pessoas. A intenção é proporcionar uma locomoção mais segura através de recursos como rampas, travessias elevadas e novas sinalizações”, explica Márcio.
A meta é transformar a área em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista. “As calçadas estão passando por uma requalificação ganhando piso tátil, que vão garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, por exemplo”, informa o superintendente executivo.
Outras ruas do Centro também vão receber melhorias na acessibilidade, como é o caso das ruas Coelho Rodrigues e Simplício Mendes. Essas, especificamente, serão objeto de uma nova licitação que acontecerá nesta quinta-feira (9).
Nas ruas Paissandu e Senador Teodoro Pacheco serão implantadas ciclofaixas, mas sem interferir nos espaços para estacionamentos das vias. “Criaremos um espaço para a circulação dos ciclistas, assim beneficiando mais um modal além dos que já são contemplados na área central da cidade, mas é preciso deixar claro que os estacionamentos em um lado da via serão preservados”, acrescenta Márcio.
A Rua Álvaro Mendes terá uma pavimentação especial para facilitar o fluxo dos pedestres. “Nos cruzamentos ao longo da rua teremos travessias elevadas, semelhantes às que já existem no cruzamento das ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, para proporcionar mais segurança para travessia dos pedestres”, finaliza.