As obras de esgotamento sanitário avançam por toda a cidade de Timon, que já conta com 40% de cobertura em toda a zona urbana. Além de implantação de rede coletora de esgoto, a empresa também atua na finalização de 4 estações elevatórias de esgoto com o objetivo de aprimorar o sistema de coleta e tratamento do esgoto no município e torná-lo referência em todo o estado do Maranhão.
Atualmente, as frentes de serviço estão no Residencial Cocais, Joia, Parque Piauí, Parque Aliança, Lourival Almeida e Miguel Arraes. Em paralelo às obras, a concessionária realiza visitas porta a porta com agentes socioambientais para conversar com a população a respeito dos benefícios do saneamento básico e tirar dúvidas acerca de temas como ligação intradomiciliar, conexão do imóvel, paridade da tarifa esgoto e Tarifa Social.
Ligação intradomiciliar consiste nos ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada pela concessionária nas ruas. Esses ajustes, juntamente com a desativação de fossas sépticas, são de responsabilidade do cliente e fundamentais para permitir a conexão dos imóveis à rede de esgoto implantada pela concessionária.
“Os investimentos que a concessionária vem fazendo vão trazer mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para os timonenses. O saneamento desempenha um papel crucial na prevenção de diversas doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o poder público economiza R$ 4,00 em gastos com saúde pública”, destaca Renee Chaveiro, diretor-executivo do Águas de Timon.