Observatório da Violência contra a mulher faz articulação com UFPI

O projeto tem como objetivo monitorar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito local.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou, na manhã da quinta feira (16), uma Conferência para discutir a implantação do Observatório da Mulher em Teresina e a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto tem como objetivo monitorar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito local.

“A secretaria tem um papel indispensável porque a intenção é pensar um plano de trabalho que busque uma sistematização mais regular dos dados, pensando em monitorar as políticas públicas e facilitar o acesso à    comunidade”, afirmou Macilane Gomes, secretária da SMPM.

A professora-doutora Bárbara Johas esteve presente na reunião para discutir a inserção da UFPI no Observatório. “A universidade precisa contribuir para esse processo, não só no sentido da produção dos dados, mas também na produção de novas pesquisas e mapear seus desafios, ou seja, a universidade realmente precisa produzir uma resposta social”, disse.

“Espero que a gente tenha indicadores que mostrem que o Observatório produziu um impacto sobre a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher, que a gente tenha uma redução dos dados sobre a violência e melhore a acessibilidade de informação”, completou Bárbara.

O Observatório da Mulher em Teresina deve ser implantado em agosto. Henrique Marques Ribeiro, coordenador do Observatório da Violência contra a Mulher do Senado Federal, esteve presente na reunião por videochamada. “É preciso pensar e articular novas metodologias que ajudem as políticas públicas locais, pensando em como chegar às pessoas e envolver as secretarias, criando um canal de comunicação acessível”, apontou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES