O município de Oeiras atingiu na segunda-feira (12), índice baixíssimo de umidade relativa do ar: 10%, o que é considerado estado de emergência, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município piauiense ficou entre os 20 do país com índices mais baixos de umidade naquele dia. Buritirama, na Bahia, Montalvania, em Minas Gerais e Espinosa, também em Minas Gerais, registraram umidades abaixo de 8%.
De acordo com a OMS, índices de umidade relativa do ar entre 70% e 40% são considerados aceitáveis. Ainda de acordo com a classificação da Organização, se o ar atingir níveis de umidade abaixo de 12%, deve ser decretado estado de emergência na região.
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
Cuidados a serem tomados:
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.