O ar quente e seco retornou neste domingo (29), marcando o início de mais uma onda de calor. Nesta segunda-feira (30), o calor se intensifica ainda mais, com temperaturas em elevação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, conforme previsão do Climatempo.
QUALIDADE DO AR COMPROMETIDA
Esta é a oitava onda de calor do ano, prometendo dias consecutivos de ar com qualidade comprometida, alto risco de queimadas e visibilidade prejudicada devido ao céu mais esbranquiçado. A previsão indica que a onda de calor se estenderá até o dia 8 de outubro em grande parte do Brasil.
Com as altas temperaturas e a ausência de chuvas, a umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 20% nas capitais das regiões mais afetadas. Acompanhe a previsão para os próximos dias:
No Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e interior do Nordeste, as temperaturas devem ficar de 3 a 5°C acima da média, com máximas que podem chegar a 39°C, conforme informações do Climatempo. Em cidades como Cuiabá (MT) e Corumbá (MS), os termômetros podem alcançar até 42°C.
Na noite de quarta-feira (2), a chegada de uma frente fria poderá trazer alívio nas temperaturas no Sul e em parte da região Sudeste. No entanto, os termômetros voltarão a subir no fim de semana.