Omissão de renda é o que mais retém declarações na malha fina no IR 2023

Levantamento feito entre as declarações entregues até agora mostra os principais problemas identificados pelo Fisco

Omissão de renda é o que mais retém declarações na malha fina no IR 2023 | Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De acordo com a Receita Federal, a omissão de rendimentos tem se mostrado como o principal motivo para retenção na malha fina durante este ano. Os erros mais comuns identificados nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, submetidas até o momento, assemelham-se aos observados em anos anteriores. Vale ressaltar que o prazo para a entrega do documento encerra-se em dez dias, às 23h59 do dia 31 de maio.

A expectativa da Receita Federal é que 39,5 milhões de declarações sejam enviadas até o fim desse período. Até a última sexta-feira (19), foram entregues 26,5 milhões de documentos, 67% do total esperado. 

Conforme um levantamento realizado pela Receita Federal sobre os principais equívocos ocorridos neste ano, aproximadamente 40% das declarações retidas até o momento apresentam indícios de omissão de rendimentos. Em sua maioria, essas omissões referem-se a atividades remuneradas secundárias, em que os indivíduos possuem um emprego fixo, mas também desempenham trabalhos esporádicos e deixam de declarar esses valores. 

A Receita Federal também destaca outro problema recorrente de omissão, que é quando os contribuintes esquecem de incluir os rendimentos dos dependentes em suas declarações. Um exemplo disso é quando um filho realiza um estágio remunerado, sendo obrigatória a declaração desses valores. 

Em segundo lugar, identifica-se que mais de 20% dos casos estão relacionados a erros nas despesas médicas. Geralmente, esse problema ocorre devido à falta de confirmação das informações por parte dos prestadores de serviços. Em outras palavras, o contribuinte declara ter realizado determinado pagamento, porém, a parte que recebeu não confirma ou ainda não validou o valor mencionado. 

Na terceira posição dos erros identificados nas declarações retidas, encontra-se a divergência nas informações de retenção na fonte. Essa situação ocorre quando as informações fornecidas pelo contribuinte sobre o imposto retido na fonte não coincidem com os dados informados pela fonte responsável por essa retenção. 

(Com informações do Portal R7)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES