Uma onça-pintada foi encontrada morta neste sábado (29) às margens da BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, vítima de atropelamento. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), três animais da mesma espécie foram mortos no mesmo trecho este ano, em decorrência de acidentes de trânsito.
Equipes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) chegaram cedo ao pelotão da PMA, em Miranda, com o corpo da onça-pintada de grande porte. A fêmea será empalhada e utilizada em oficinas pedagógicas sobre educação ambiental promovidas pela PMA.
Dois machos também foram encontrados mortos na mesma região, um de 105 e outro de 108 kg, recolhidos em janeiro deste ano. A situação preocupa a PMA, que alerta os motoristas a redobrarem a atenção no trecho de Miranda a Corumbá, onde a probabilidade de avistamento de animais silvestres é alta.
Desde 2019, a Polícia Militar Ambiental presta atendimento aos animais atropelados na rodovia, oferecendo socorro e quarentena até a liberação na natureza. Aqueles que apresentam maior gravidade são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Entre 2016 e janeiro de 2023, 17 onças-pintadas morreram vítimas de atropelamento nos 200 quilômetros de rodovia que ligam Miranda e Corumbá, sendo três somente este ano, conforme levantamento do Instituto do Homem Pantaneiro.