O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que deve elevar as temperaturas em cinco estados até sexta-feira (10). Contudo, há a possibilidade de que o fenômeno se estenda e intensifique. Atualmente, o alerta abrange áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Conforme o Inmet, as temperaturas nessas regiões podem superar até 5ºC acima da média, com máximas ultrapassando os 42ºC em cidades do Centro-Oeste. O instituto alerta para a possibilidade de a onda de calor persistir e intensificar a partir de sábado (11), ampliando sua influência para mais estados brasileiros, com temperaturas ainda mais elevadas.
Segundo o Climatempo, na segunda-feira (13), municípios de Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40ºC.
A MetSul destaca que essa onda de calor será atípica e uma das mais intensas da história, com previsão de temperaturas de 45ºC ou mais no Centro-Oeste, interior de São Paulo e regiões de Minas Gerais. A previsão da MetSul sugere que o calor persistirá por 10 a 14 dias, podendo estabelecer novos recordes de temperaturas.