Criminosos realizaram uma série de ataques contra veículos entre a noite de quinta-feira (24) e a manhã desta sexta-feira (25) em Fortaleza e Região Metropolitana. Na capital, homens armados assaltaram clientes de um posto de gasolina e, antes de fugirem, atearam fogo em um carro que estava estacionado no local. Bandidos também queimaram dois tratores, um ônibus e um micro-ônibus na capital e em Maracanaú. Já nesta manhã, uma van foi incendiada no Bairro Dias Macêdo, em Fortaleza. A violência no estado chegou ao 24º dia.
Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 250 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 dos 184 municípios cearenses. As ações começaram em Fortaleza e se espalharam para a Região Metropolitana e diversas cidades do interior. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 414 pessoas já foram detidas por envolvimento nas ações criminosas.
Para tentar conter os ataques, o governo estadual convocou 1.200 policiais militares da reserva para reforçar a segurança nas ruas. O Ministério da Justiça enviou agentes da Força Nacional e reforço da Polícia Rodoviária Federal para o estado. Policiais militares e agentes penitenciários de outros estados brasileiros também foram deslocados ao Ceará após o início dos crimes.
O posto de combustível foi atacado por criminosos no Bairro Papicu por volta das 21h. Clientes que estavam no local foram assaltados por dois suspeitos, que, antes de fugir, incendiaram um dos carros estacionados no local. Câmeras de segurança do local registraram a ação crimosa.
Conforme um funcionário do estabelecimento, os suspeitos assaltaram cinco clientes que estavam na calçada da loja de conveniência. O fogo foi controlado por funcionários do posto de combustível. Apesar do ocorrido, não houve feridos nem danos à estrutura do estabelecimento.
Veículos incendiados
Na manhã desta sexta, criminosos incediaram uma van na Rua Capitão João Ferreira Lima. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e apagou as chamas.
Por volta das 22h de quinta-feira, dois homens invadiram o prédio do Centro Social Urbano (CSU) César Cals, localizado na Rua Coronel Matos Dourado, no Bairro Pici, em Fortaleza, e incendiaram dois tratores que estavam estacionados no local. A dupla pulou um muro que cerca a parte lateral do prédio e ateou fogo no estofado dos veículos.
As chamas foram apagadas por policiais militares com a ajuda de populares, que utilizaram baldes com água e conseguiram evitar que o fogo se espalhasse pelo prédio. Os tratores seriam usados em obras para a contrução de um novo prédio. Os suspeitos fugiram em uma motocicleta.
Já na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana da capita, um micro-ônibus foi incendiado na Rua Chanceler Edson Queiroz, no Bairro Jardim Bandeirante. O veículo estava deixando funcionários de uma empresa na região, quando o motorista e oito passageiros que estavam no micro-ônibus foram rendidos por seis homens armados.
Um dos suspeitos atirou contra o veículo e o grupo ordenou que os passageiros deixassem do micro-ônibus. As chamas chegaram a atingir parte de uma fiação do local, mas não há informações de pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e conseguiu controlar o incêndio.
Por de 22h40, um ônibus foi incendiado em frente ao condomínio Alameda das Palmeiras, no Bairro Pedras, em Fortaleza. Por conta do incêndio, houve registro de explosões no ônibus, que ficou destruído. O fogo foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.