O principal investigado da Operação Integração, deflagrada na manhã desta quarta-feira (09), pela Polícia Federal, que deu cumprimento a 7 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina, foi preso na cidade de Timon em sua residência por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o inquérito policial, o investigado, identificado como Waldiston do Santos Oliveira, proprietário de uma revendedora de carros em Teresina, inseriu declaração falsa em documento público, falsificou documentos e os utilizou para instruir processo de aquisição de arma de fogo protocolado na Polícia Federal em Teresina.
Os documentos e as declarações falsas tinham como propósito ocultar a real condição do requerente, condenado em primeira instância na Justiça Estadual do Maranhão pelo crime de tráfico de drogas. Tal registro impede a aquisição de armas de fogo pela via lícita, conforme os requisitos previstos na Lei no. 10.826/03. Ele foi pego com duas armas de fogo, do tipo pistola e carabina. O empresário já havia sido preso com armas e drogas no ano de 2014.
A ação policial contou com a parceria da Polícia Civil do Estado do Piauí, Polícia Civil do Estado do Maranhão e Ministério Público do Estado do Maranhão. Participam da operação 60 policiais e dois membros do Ministério Público. De acordo com Polícia Federal, um menor de idade, que não teve sua identidade revelada, foi apreendido com entorpecentes durante as buscas em algumas residências.