Um ouriço-cacheiro foi resgatado na tarde desta quinta-feira (17) nas imediações de uma residência no bairro Satélite, na zona Leste de Teresina. O animal fugiu do quarto de uma moradora que resolveu trancá-lo no cômodo até a chegada do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
O major Fredson Alves de Abreu, deu detalhes sobre a ocorrência. Segundo ele, uma dona de casa ficou assustada quando viu o pequeno mamífero entrando em sua residência e resolveu trancar o ouriço em um quarto. Porém, o bicho conseguiu fugir e correu para a rua. Quando os policiais chegaram, localizaram o ouriço perto da casa da mulher e realizaram o resgate. O animal estava bem e foi levado ao BPA, onde ele foi examinado e solto em seu habitat.
Em Teresina, tem sido cada vez mais comum encontrar animais silvestres na zona urbana. Nesses momentos, fica a dúvida: o que fazer? Ao se deparar com um animal silvestre, informou o major Fredson Alves de Abreu, é necessário acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental, pelo 190.
“Isole o local, não afugente o animal e não tente pegá-lo. Aguarde um policial chegar para retirar o animal da casa ou da rua”, disse o major do BPA.
Ouriço-cacheiro?
O Ouriço-cecheiro é reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento. A pelagem é constituída por uma mistura de pelos finos somada aos pelos espinhosos. Possui cor parda com nuanças mais claras em tom de branco ou amarelo.
É um animal de hábito crepuscular e noturno. Vive solitário e é avistado muitas vezes dormindo em árvores nas horas mais quentes do dia. Alimenta-se de frutas, folhas e cascas de troncos. Opta por fazer moradia perto de plantações, como de goiaba e banana.
Os espinhos do animal são um mecanismo de defesa. Quando se sente ameaçado ou é molestado por algum bicho, o ouriço-cacheiro eriça os espinhos, que facilmente se desprendem da pelagem e penetram a pele do agressor.