Além de ficar de olho nos preços dos chocolates nesta período de Páscoa, os consumidores vão precisar ficar atentos na quantidade dos produtos. Está difícil encontrar em lojas e supermercados ovos e barras que não tenham diminuído de tamanho, alguns deles com o mesmo preço de antes. Uma das maiores reduções é a dos ovos de chocolate branco e amargo da marca Arcor, que encolheu 32%. Os consumidores já vêm percebendo essas mudanças onerosas.
Apesar de ser legal, a redução dos pesos e das quantidades nos produtos é uma forma de aumentar o preço da mercadoria disfarçadamente para o consumidor. Mas a iniciativa deve seguir normas.
“A marca precisa dar explicação da redução aos consumidores na embalagem, para que assim eles possam fazer uma escolha de compra consciente”, afirma a Coordenadora de Atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella.
As marcas precisam informar de forma clara e ostensiva qualquer alteração e a informação precisa estar na embalagem ou no rótulo por, no mínimo, três meses com os valores absolutos e percentuais da alteração.