Na 19ª reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo permanente do Banco Central, realizada na última segunda-feira (19), foi discutido um novo serviço disponibilizado via Pix. Esse serviço, denominado Pix Automático, tem previsão de lançamento em abril de 2024 e permitirá que os consumidores agendem o pagamento de contas recorrentes, como assinaturas de serviços e tarifas de água e luz.
Conforme informado pela instituição, o Pix Automático será um serviço que funcionará de maneira automatizada, com base na autorização prévia do usuário, permitindo o agendamento de pagamentos recorrentes que ocorrem mensalmente e, portanto, podem ser programados.
O novo produto foi concebido com base em três pilares fundamentais: segurança, praticidade e flexibilidade, tanto para os usuários que realizam os pagamentos como para os estabelecimentos que os recebem. Essa abordagem permite que o Pix Automático seja utilizado em diversos tipos de negócios, independentemente de serem operações digitais ou presenciais.
Empresas de todos os setores, que ofereçam produtos e serviços com necessidade de pagamento periódico, terão a possibilidade de utilizar esse novo produto. Dentre os exemplos, incluem-se empresas de serviços públicos como telefonia e energia elétrica, seguradoras, escolas, academias, condomínios, serviços de streaming e instituições de crédito, entre outros.