CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (28) DO JORNAL MEIO NORTE
Os proprietários de veículos com placa final 1 terão até esta sexta-feira, 30, para realizar o pagamento do o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Caso o pagamento não for efetuado, o automóvel irá circular de maneira ilegal, podendo ser apreendido pela polícia.
A tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta o Piauí, que fechou o ano de 2014 com uma frota de 947.917 veículos, como o estado brasileiro que cobra as menores alíquotas no país. de carros o valor é de 2,5%, já para motocicletas, o índice é de 2% e de caminhões, o valor chega a 2,8%. Em contrapartida, o estado de São Paulo chega a cobrar 4% para carros.
De acordo com Alfredo Irapuã, coordenador de IPVA na Secretaria de Fazenda (Sefaz), as regras não mudaram em relação ao ano passado, apenas o valor do imposto sofre alterações em virtude de ser atrelado à tabela Fipe.
“Não houve alteração nenhuma. Continuam as mesmas regras que estavam valendo para o ano passado. Desde 92, não temos alterações significativas. O que há anualmente é alteração nos valores, porque o Brasil todo utiliza, para efeito de determinação do valor do IPVA, a tabela Fipe. Com base nela, temos acesso aos valores dos carros usados”, explica Alfredo Irapuã, destaca ainda, que em relação a veículos novos, o IPVA é baseado no valor que consta na nota fiscal da compra.