Richard Heene, o pai de Falcon Heene, 6, que ficou conhecido como o "menino do balão" depois que foi anunciado, na quinta-feira (15), que ele estaria dentro de um balão desgovernado que sobrevoou o Colorado, nos EUA, será indiciado em relação ao incidente. A informação é da rede de TV CNN, que cita fontes da polícia local.
O site do jornal "Denver Post" também informa em sua página principal que acusações formais devem ser feitas contra o pai do menino, sem especificar quais seriam elas.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o xerife do Condado de Larimer, Jim Alderden --que anteriormente dizia acreditar que a versão apresentada pela família era verdadeira-- confirmou que acusações formais serão feitas em breve com relação ao episódio, sem fornecer maiores detalhes. Ele negou que Richard e sua mulher, Mayumi Heene, estejam detidos, e afirmou que uma coletiva de imprensa será dada na manhã deste domingo.
O casal passou grande parte da tarde deste sábado prestando esclarecimentos à polícia. O pai do garoto negou várias vezes publicamente que o episódio tenha sido uma farsa.
O balão foi perseguido ao longo de 100 quilômetros no norte do Colorado, sendo acompanhado ao vivo por inúmeras emissoras de TV. Cerca de cinco horas depois, Falcon apareceu são e salvo no sótão da garagem de sua casa, onde estava o tempo todo.
Segundo a versão da família, ele tinha desaparecido depois de levar uma bronca de seu pai. Quando soltaram o balão, o filho mais velho, Bradford, afirmou que o menino estava lá dentro.
A busca por Falcon mobilizou os serviços de emergência e as autoridades de aviação, chegando a interromper as operações no aeroporto de Denver.
Suspeitas
As primeiras suspeitas de farsa surgiram depois que, durante uma entrevista da família Heene a um canal de TV, Falcon foi perguntado por seu pai por que não respondia quando era chamado e respondeu: "Você disse que fizemos isso para um programa".
A essa declaração se juntam algumas novas revelações sobre outros episódios protagonizados pela família Heene.
O pai, Richard, é um cientista amador que é caçador de tempestades e há tempos promovia uma ideia para um reality show televisivo.
Richard Heene --que durante sua juventude viveu em Hollywood para tentar, sem sucesso, uma carreira como comediante-- queria desenvolver um programa sobre "os mistérios da ciência" e tinha apresentado suas propostas a vários canais e produtoras, sem receber retorno.
O canal de televisão TLC revelou que Heene tinha apresentado um projeto à empresa, que foi rejeitado.
No começo da manhã deste sábado, Richard Heene saiu de sua casa, na cidade de Fort Collins, para anunciar à imprensa que faria "um grande anúncio" ainda hoje.
Os Heene já tinham participado de episódios do reality show "Wife Swap" --no Brasil, "Troca de Esposas".