Panda gigante dá à luz um filhote em zoológico na Bélgica

Filhote nasceu no jardim zoológico Pairi Daiza, em Brugelette

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um filhote de urso panda gigante nasceu nesta quinta-feira (2) no zoológico belga Pairi Daiza, na região de Valônia (sul da Bélgica), um evento pouco comum em uma espécie animal que quase não se reproduz em cativeiro.

O zoo e o Centro de Pesquisa e Conservação do Panda Gigante confirmaram a notícia e divulgaram imagens do filhote com sua mãe, a ursa Hao Hao, de seis anos.

Após o nascimento deste filhote, a Bélgica se transforma no terceiro país europeu que consegue reproduzir com sucesso o urso panda gigante nos últimos 20 anos, após Áustria e Espanha.

Hao Hao e seu companheiro Xing Hui chegaram há dois anos à Bélgica, e o zoológico Pairi Daiza, um dos mais populares do país, plantou uma floresta de bambu em suas instalações para recriar seu habitat natural.

O nascimento do urso panda é "um verdadeiro milagre", segundo o centro, que lembrou que atualmente há "menos de 2 mil pandas em liberdade".

"É um momento mágico, que pode ser considerado como o resultado de 18 meses de um árduo trabalho", declarou o diretor de Pairi Daiza, Eric Domb, em entrevista coletiva.

Domb precisou que o filhote é macho, peso 121 gramas e já "bebe leite materno e quando volta para casa com sua mãe, ela o pega com sua boca".

A gestação foi feita mediante um processo de inseminação artificial com o sêmen do macho Xing Hui, no qual colaboraram especialistas chineses sob a direção do veterinário Li Desheng.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES