Pantanal está entre os 50 melhores lugares do mundo, diz Revista Time

Junto com França, Marrocos e Coreia do Sul, Pantanal conquistou lugar no ranking internacional

Pantanal | Arquivo MTur
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pantanal, considerada a maior área úmida do planeta, é um ecossistema único e exuberante que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil. Recentemente, a região ganhou reconhecimento internacional ao ser selecionada pela Revista Time como um dos 50 melhores lugares do mundo em 2023, na categoria "ponto de safári da América do Sul".

A revista destaca a coexistência harmoniosa entre cowboys, capivaras e caipirinhas nessa região rural do Brasil, onde rios, pastagens e ilhas formam um labirinto que abriga uma vida selvagem próspera. Gerações de fazendeiros aprenderam a trabalhar em harmonia com a terra e a fauna nativa, resultando em um ecossistema único, onde os visitantes têm a oportunidade de se aventurar em um verdadeiro safári sul-americano, avistando araras coloridas, tucanos, colhereiros e até mesmo a icônica onça-pintada, predador da América do Sul.

A revista também destaca os esforços de preservação ambiental na região, como o projeto "Arara Azul", que resgatou milhares de aves dessa espécie da extinção no Pantanal, e o projeto do INCAB Brasil, que trabalha na conservação da Anta brasileira.

Pantanal é destaque da Revista Time (Arquivo)

De acordo com a WWF-Brasil, o Pantanal abriga pelo menos 4.700 espécies, incluindo uma diversidade impressionante de plantas e vertebrados. São mais de 3.500 espécies de plantas, 325 espécies de peixes, 53 espécies de anfíbios, 98 espécies de répteis, 656 espécies de aves e 159 espécies de mamíferos. Durante a temporada de cheias, que afeta cerca de 80% do Pantanal, a região se transforma em um verdadeiro paraíso de descobertas.

O Pantanal tem uma área de 210 mil quilômetros quadrados, equivalente à soma de Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda, países que também integram a lista internacional. 

O bioma é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, abrangendo o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense as Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê.

SÃO PAULO – Em 2022, o Brasil também não ficou de fora. Contemplado na categoria “de volta ao Brasil”, São Paulo conquistou um lugar se destacando pela sua hospedagem. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES