Papa Francisco chega ao Santuário em Aparecida, celebra missa e é o 1º a venerar Nossa Senhora

Veículo papal segue o trajeto pela área externa da Basílica até entrar no templo, onde vai receber líderes de outras religiões

O Santo Padre saúda os fiéis na área externa da Basílica | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De papamóvel, o papa Francisco chegou por volta das 10h35 desta quarta-feira (24) ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora e participar de uma missa. Na ocasião, ele irá celebrar a homilia, sermão de pregação do Evangelho.

O papa chegou em Aparecida (180 km de São Paulo) de helicóptero, por volta de 10h14.

O Sumo Pontífice chegou de carro, às 8h15, na base aérea do Galeão, onde decolou em um avião em direção a São José dos Campos (97 km de São Paulo). Às 9h44 partiu de helicóptero em direção à cidade de Aparecida.

No Santuário, o papa deve ser recepcionado pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e demais autoridades eclesiásticas. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira receberam o papa no heliponto da cidade.

Às 13h, ele dará a benção à imagem de frei Galvão, no seminário Bom Jesus. Lá, ele almoça com a comitiva papal, bispos e seminaristas do local.

Às 16h10, está previsto o retorno de Francisco ao Rio, de helicóptero, com chegada na base aérea do Galeão.

Às 18h30, o pontífice visitará o Hospital de São Francisco de Assis, na Tijuca (zona norte), dedicado ao tratamento de dependentes químicos e alcoólicos. O papa deverá fazer um discurso no local.

No santuário de Aparecida (SP), papa Francisco é 1º pontífice a venerar Nossa Senhora

A visita a Aparecida foi um pedido pessoal do papa, devoto de Maria. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurado em 1980 pelo papa João Paulo 2º, o primeiro sumo pontífice a pisar em solo brasileiro. Em 2007, recebeu a visita de Bento 16.

A missa é celebrada dentro do Santuário para 15 mil fiéis, e não no pátio externo, para 250 mil --o Vaticano assim determinou alegando razões de segurança. Dos 15 mil que poderão acompanhar a missa no interior da igreja, cerca de 3.000 serão convidados, autoridades e religiosos. As outras 12 mil pessoas tiveram de madrugar para tentar conseguir um lugar. Todos terão de passar pelo detector de metais. As portas abriram às 5h30.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES