O papa Francisco condenou na manhã deste domingo (4) os ataques a "pessoas indefesas" nos Estados Unidos. Neste fim de semana, em um intervalo de 12 horas, dois criminosos mataram 29 pessoas e feriram 46 em dois atentados– um no Texas e outro em Ohio. As informações são do G1.
Em pronunciamento na praça São Pedro, no Vaticano, Francisco manifestou apoio às vítimas e familiares desses assassinatos em massa e as de um terceiro, ocorrido no domingo passado na Califórnia – onde três pessoas foram mortas durante um festival gastronômico.
O papa ressaltou que os três ataques foram contra pessoas indefesas.
29 mortos em 12 horas
O primeiro ataque deste fim de semana ocorreu em El Paso, no Texas. Na tarde de sábado (3), um atirador invadiu um supermercado da cidade, matou 20 e deixou 26 feridos. O criminoso tem 21 anos e foi preso. A polícia investiga se ele é o responsável por um manifesto racista postado horas antes.
O segundo ataque aconteceu em Dayton, em Ohio. O assassino – que foi morto pela polícia – disparou contra pessoas na área externa de um bar, matou 9 e deixou 16 feridos, parte deles em estado grave. As motivações ainda são investigadas.
As identidades das vítimas ainda não foram reveladas. No caso do Texas, elas têm entre 2 e 82 anos e há 3 mexicanos entre os mortos. Não há informações sobre brasileiros em nenhum dos ataques.
Na manhã deste domingo, o presidente Donald Trump lamentou as mortes e elogiou a atuação da polícia nos dois casos. "Deus abençoe o povo de El Paso, Texas. Deus abençoe o povo de Dayton, Ohio", escreveu em uma rede social.