O Papa Francisco, de 86 anos, será submetido a uma cirurgia no intestino na tarde de hoje, quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, de acordo com um comunicado do Vaticano. Espera-se que o pontífice fique internado por alguns dias.
A cirurgia é necessária para corrigir uma laparocele, uma hérnia que pode se formar sobre uma cicatriz decorrente de cirurgia anterior, bem como devido à obesidade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.
A equipe médica do hospital decidiu pela cirurgia, que será realizada sob anestesia geral, devido às oclusões intestinais dolorosas causadas pela condição. Ontem, terça-feira (6), Francisco foi submetido a uma série de exames no mesmo hospital.
No final de março, o Papa foi internado para tratar de uma infecção respiratória. Inicialmente, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, havia anunciado que Francisco passaria por exames de rotina previamente agendados. No entanto, ele acabou ficando no hospital por alguns dias após receber o diagnóstico de infecção respiratória. Na época, o Papa já estava sentindo muito cansaço.
Esta é a segunda vez que Francisco é internado no Hospital Gemelli. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando foi operado de diverticulite. Ontem, o Vaticano informou que o Papa passou por exames de sangue e que a primeira tomografia do pulmão não revelou nada alarmante.
No dia 26 do mês passado, o líder do Vaticano cancelou sua agenda devido a uma febre. As audiências marcadas para aquele dia foram canceladas e o Vaticano não divulgou mais detalhes sobre a saúde do Papa em resposta a uma pergunta da Reuters.