Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante a oração do Regina Caeli neste domingo (5) na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco expressou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, dirigindo palavras de conforto e apoio aos fiéis. 

"Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas", disse.

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre: 

"A situação realmente é caótica. Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d água. Em Canoas nós tivemos essa noite que evacuar mais de cinquenta mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando. Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro. Parece que o Guaíba parou de subir agora. No entanto, ele vai permanecer por vários dias com nível alto. Vários bairros da cidade de Porto Alegre também estão debaixo d’água. O nosso centro administrativo também foi tomado pela água. Enfim, várias igrejas... é realmente uma situação jamais vista não só aqui na nossa região, mas em todo o Estado."

66 MORTES JÁ FORAM CONFIRMADAS: Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, o número de mortes em decorrência das intensas chuvas que assolam o estado desde a semana passada aumentou para 66. Além disso, há seis casos de óbitos em fase de investigação e 101 pessoas ainda estão desaparecidas. As chuvas já impactaram 332 dos 497 municípios gaúchos.

332 MUNICÍPIOS AFETADOS: Conforme a Defesa Civil, 332 municípios foram afetados pela enchente histórica. Ao todo, há 15.192 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 80.573 desalojados. Até a noite de sábado (4), ainda conforme a Defesa Civil, eram mais de um milhão de imóveis sem abastecimento de água, fornecido pela empresa Corsan, e 418 mil domicílios sem energia elétrica.

AULAS SUSPENSAS: Os temporais também afetaram o serviço de telefonia em várias cidades. A TIM informou que 63 municípios estão sem serviços de telefonia e internet. O problema atinge a Vivo em 18 cidades, e a Claro em 53 municípios. As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual. Quase 200 mil alunos foram impactados. Um total de 224 escolas tiveram sua estrutura danificada pelas consequências da chuva.

68 RODOVIAS BLOQUEADAS: Em todo o estado, os temporais também provocaram também danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Segundo a última atualização, neste sábado, eram 128 trechos em 68 delas, com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. Segundo o governo gaúcho, duas barragens estavam em situação de emergência, com risco iminente de romperem.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES