No penúltimo dia de sua visita a Portugal, o Papa Francisco reuniu uma multidão de mais de um milhão de pessoas na Vigília da Jornada Mundial da Juventude. O dia do Papa teve início com uma visita ao Santuário de Fátima.
Enquanto o helicóptero transportava o Papa Francisco, surgiu entre a densa fumaça que cobria o céu devido aos incêndios florestais que estão afetando Portugal.
O pontífice utilizou o papamóvel para se dirigir à Capelinha das Aparições, o local exato onde, segundo a tradição cristã, a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos há mais de 100 anos.
A visita a Fátima foi uma escolha pessoal do Papa, que diante de uma multidão de 200 mil fiéis, conduziu a recitação do terço e realizou uma oração silenciosa diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Durante o encontro, ele reforçou sua mensagem de inclusão, reafirmando a importância de acolher e amar a todos, independentemente de suas diferenças.
“A igreja não tem portas para que todos nela possam entrar porque é a casa de uma mãe, com o coração aberto para todos os filhos, sem qualquer exclusão”, disse.
De volta a Lisboa, Francisco teve um encontro com membros da companhia de Jesus, e seguiu para participar da Vigília da Jornada Mundial da Juventude, no dia com o maior número de peregrinos do evento.
Segundo o Vaticano, 1,5 milhão de pessoas lotaram um parque, criado especialmente para o evento.