“Papai Noel existe sim!”. Foi com esta certeza que a pequena Francisca Vitória de Sousa, de 10 anos de idade, recebeu uma bicicleta das mãos do bom velhinho na manhã desta terça-feira (20).
Vitória é aluna do 5° ano na Casa Meio Norte e autora de uma das 347 cartinhas atendidas.
O Papai Noel dos Correios realizou a entrega dos presentes que foram doados por colaboradores do Grupo Meio Norte. Familiares e convidados prestigiaram o evento que teve apresentação teatral, brincadeiras, danças e muita comemoração com a chegada do morador do Polo Norte.
A presença do Papai Noel na Casa Meio Norte já é tradição nas comemorações de final de ano. Todos os anos os alunos escrevem suas cartinhas pedindo os mais diversos presentes, desde bola, carrinhos, bonecas, jogos eletrônicos, bicicleta, material escolar e até alimento.
A escola fica localizada na Vila Cidade Leste, zona Leste de Teresina, região que concentra um grande número de famílias carentes, que sobrevivem com menos de um salário mínimo, isso quando possui uma renda. Em 2000 a Casa Meio Norte adotou uma nova pedagogia e ao longo desses 16 anos tem transformado a realidade das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade.
Na sua pedagogia, a escola não tem provas, mas tem desempenho acima da média nacional. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra a escola com índice de 7,1, um crescimento considerável em relação ao último levantamento realizado em 2013 que apontava um índice de 5,5.
“De 2000 até agora temos observado que a cada ano a alegria do natal é diferente, é uma emoção nova, são ajudas diferentes, a cada ano conseguimos mais parceiros e isso causa uma mudança muito grande nas nossas vidas e na vida dessas crianças. São ações como essa que estimulam a criança a sorrir, mesmo diante de tanta dificuldade que elas enfrentam, e isso reflete nos resultados educacionais que estamos conseguindo alcançar a cada ano”, destaca Rosana Santos, uma das diretoras da Casa Meio Norte.
A instituição estimula a participação da família no processo educacional de cada criança, e no evento desta terça-feira várias mães compartilhavam da alegria de ver os filhos serem presenteados. “Eu amo tudo que essa escola faz. Faço questão de trazer meu filho e de vir também, porque é tudo lindo e emocionante, e isso deixa a gente feliz. Uma festa como essa contribui para o desenvolvimento social das crianças porque é uma oportunidade delas interagirem melhor e conhecerem a diferença que há entre elas e os outros coleguinhas”, conta Maria dos Remédios Gomes, mãe do pequeno Vitor Regis, de 6 anos, aluno do 2º ano.
Na memória das crianças, momentos como o realizado através da parceria entre a Casa Meio Norte e o projeto Papai Noel dos Correios se torna inesquecível. “Eu pedi uma bola, porque não sei se o Papai Noel estava com condições de comprar algo mais caro, mas no próximo ano vou pedir uma bicicleta. Eu sei que ele vem de novo”, conta o aluno Gabriel Cruz, de 10 anos, que estuda ha dois anos na instituição. Gabriel foi um dos alunos que discusou para professores, convidados e colegas, agradecendo por tudo que aconteceu no ano de 2016 e desejando um próximo ano ainda melhor para todos.
A entrega dos presentes na Casa Meio Norte é uma das etapas do projeto Papai Noel dos Correios, que, este ano, recebeu mais de 10 mil cartas das crianças de escolas e instituições cadastradas. O Diretor Regional dos Correios no Piauí, José Cristino de Sousa, comemora o sucesso que a campanha tem alcançado ao longo dos anos. Segundo o gestor, 89 instituições foram selecionadas para participar da campanha, entre escolas, creches e organizações não governamentais.
“Essa linda campanha não aconteceria se não fosse a colaboração de cerca de quarenta voluntários que temos, envolvidos em toda a sistemática da ação. A sociedade a cada ano se sensibiliza cada vez mais e participa ativamente conosco, adotando a cartinha, doando um brinquedo e convidando outras pessoas a participar. Hoje iniciamos com esse evento, presenteando duas crianças que tiveram suas cartas apadrinhadas, estamos oficializando a campanha deste ano e a partir da semana que vem vamos iniciar a entrega dos presentes nas escolas”